Noticias

DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO

21/02/2020

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Imigrante Italiano, esta data foi instituída pelo Congresso Nacional, por meio da Lei nº 11.687/2008, como homenagem à chegada ao Brasil do navio a vapor "La Sofia", em 1874, com 380 famílias de imigrantes italianos, sendo considerado o primeiro caso de entrada em massa de imigrantes italianos no Brasil.

Este ano também comemoramos 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes a Itamonte (registros mais antigos encontrados). Ainda não se sabe ao certo em que circunstancia e a quantidade exata de famílias italianas que imigraram para nossa cidade. O que se sabe é que formavam um grande contingente de pessoas e que deram contribuição decisiva para o desenvolvimento de Itamonte, sendo grande parte de nossa população descendente destes imigrantes.

Confira alguns sobrenomes de famílias italianas que chegaram a Itamonte a partir de 1880, encontrados no Cartório de Registro Civil e Pessoas Naturais da Comarca e em outros documentos históricos:

Perroni, Scotti, Scarpa, Santoro, Cagnoni, Lupoli, Leone, Ordine, Cernicchiaro, Pezzo, Constantino, Romanelli, Messora, Giulianetti, Rufino, Torino, Amoroso, Lenze, Lavorato, Romano, Atanásio, Zaroni, Siniscachi, Talarico, Ferri, Pellegrini, Caputo, Di Lorenzo, Zuccaro, Pezzani, Domenicali, Blotta, Lucca, Biase, Moradei, Fieramasca, Magri, Maltauro, Tavolaro, Andreolli, Sama, Simonelli, Baile, Mussetti, D'alessandro, Sivory, Carli, Corati, Martuscelli, Salvatore, Lo Prete, Solla entre outros.

Se você é descendente de imigrantes italiano deixe também seu relato nos comentários ou marque seus amigos e conhecidos que são.

+ Ver todas Noticias