Pontos Turísticos

Garganta do Registro e Parque Nacional do Itatiaia:

A Garganta do Registro marca o Km 0 da BR 354 e a entrada para a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, que tem 60% de sua área localizada no município de Itamonte. O planalto do Itatiaia é um importante e muito visitado ponto turístico, pois além dos campos de altitude, vales suspensos e nascentes, abriga o Pico das Agulhas Negras, que com 2.791 metros de altitude é o quinto maior pico do Brasil.

Cachoeira da Fragária:

Localizada no bairro rural Fragária, essa é a maior cachoeira do município. Com queda d’água de quase 100 metros e margeada por uma floresta de araucárias, é importante atrativo do percurso conhecido como “Volta dos 80”.

Volta dos 80:

Percurso de 80 quilômetros que tem seu início na cidade em direção à Garganta do Registro e continua na estrada do Parque Nacional do Itatiaia, passando pelos bairros rurais Serra Negra, Fragária Campo Redondo, Berta, Cachoeirinha e Buraco, onde se localizam importantes atrativos turísticos do município, como a Cachoeira da Fragária e a Cachoeira da Pedra.

Pedra do Picú

Durante muito tempo a Pedra do Picú serviu de orientação para os bandeirantes na rota do ouro. O monumento natural é responsável pelo nome de Itamonte que, em tupi-guarani, significa Pedra no Monte. Hoje é feita uma caminhada até a base da pedra, mas a escalada pelos 120 metros de rocha é recomendada apenas a experientes, devido à dificuldade de suas vias.